Marcação de Lesões Mamárias
Preparo
Exame sem preparo.
Importante informar se tem alergia a algum medicamento ou a latéx.
Gentileza informar se faz uso de ANTICOAGULANTES e qual o nome. Necessário verificar com o médico realizante a necessidade de suspensão. Caso seja necessário, orientamos o paciente a fazer contato com seu médico, para suspender. NÃO SUSPENDER SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO.
Paciente não pode dirigir após o procedimento.
Necessário vir acompanhada e o acompanhante deve ser maior de 18 anos.
Duração do exame
O exame dura em média 15 minutos, o que pode variar dependendo das circunstâncias.
Objetivo
A marcação pré-cirúrgica ou agulhamento é um exame realizado em lesões não palpáveis das mamas. Consiste na introdução de um fio metálico com um anzol na sua extremidade que irá orientar o cirurgião durante a cirurgia. Essa marcação também poderá ser realizada com um rádio fármaco.
- É importante que os exames anteriores, se houver (Ultrassom, Tomografia, Ressonância e Raios-X), sejam trazidos quando da realização de uma nova ultrassonografia, os quais contribuirão para o estudo comparativo.
Observações
- A paciente deverá assinar um consentimento pós-informado antes da realização do mesmo.
- Existem casos, apesar de raros, em que o fio metálico pode se deslocar do local. Deve-se evitar manipulação do local e apenas o médico está autorizado a retirar o curativo.
- Em caso de micro calcificações, deverá ser obtido um RX da peça cirúrgica para confirmação de sua retirada.