Acesse aqui todos os tipos de exames realizados pela Clinica Dopsom

Biópsia de fragmento (Core Biopsy)

Ojetivo

A biópsia de agulha grossa ou biópsia de fragmentos é um exame realizado em órgãos como mamas, fígado, próstata ou rins. Consiste na introdução de uma agulha grossa orientada pelo ultrassom para obter pequenos fragmentos de tecido que serão analisados pelo laboratório de anatomia patológica.

 

Preparo

Antes da realização do exame,  nos casos da biópsia realizada nas mamas, a equipe médica solicita que o paciente  venha pessoalmente munido de outros exames da mama para avaliar a possibilidade de realização da biópsia, visto que em alguns casos não há condições técnicas para fazê-lo.

Caso o paciente faça o uso de anticoagulantes ou antiinflamatórios regularmente, este deverá informar a equipe médica antes da realização do exame.

Pacientes com arritmia cardíaca e/ou bradicardia (frequência menor que 60 batimentos por minuto) ou em uso de beta-bloqueadores (ex. Propranolol) ou amiodarona (Ancoron ou Atlansil) deverão relatar a equipe médica.

O paciente deverá ler e assinar um consentimento pós-informado antes do procedimento se estiver de acordo. A equipe médica estará disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida.

No dia do exame o paciente deverá trazer um acompanhante.

O material obtido na biópsia é enviado para análise em laboratório pelo próprio paciente (acompanhante).

 

Metodologia

Através de ultrassom o médico localiza a lesão, a seguir limpa a pele com um anti-séptico e realiza anestesia local com xylocaína sem adrenalina e abre um pequeno orifício na pele para introdução da agulha. De acordo com cada caso é realizado de um a seis disparos para obtenção dos fragmentos.

O exame tem duração de cerca de 40 minutos podendo variar dependendo das circunstâncias e do número de nódulos a ser realizada a biopsia. Após o exame o paciente deverá permanecer na clínica durante 30 minutos em observação.

Observações

É necessário que a paciente traga os exames realizados previamente como ultrassonografias, mamografias, cintilografias, etc.

Em alguns casos  apesar do procedimento ser realizado de maneira correta, pode ser necessário a repetição do exame ou mesmo a realização de uma biópsia a céu aberto devido à falta de material suficiente para determinar o tipo de lesão.

Em alguns casos pode ser observado um hematoma no local, o que na maioria dos casos é auto-limitado.

Cadastre-se

Assine nossa News Letter e receba nosso jornal e outras informações e atualizações.
Cia Websites - Agência de Marketing Digital - Criação de Sites - Otimização de Sites