Acesse aqui todos os tipos de exames realizados pela Clinica Dopsom

Abdome Total

Objetivos

Diagnóstico e caracterização de lesões do fígado, da vesícula, dos rins, do pâncreas, do baço, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e do trato gastrointestinal. Além disso, orientar procedimentos invasivos diagnósticos e terapêuticos.

 

Preparo

  •  Jejum de 8 horas
  • 1 hora antes de o exame tomar 60 (sessenta) gotas de dimeticona mais 4 copos de água e não ir mais ao banheiro.
  • Trazer exames anteriores (Ultrassom, Tomografias, Ressonância e Raios-X do abdome).

Metodologia

O exame dura em média 20 minutos, o que pode variar dependendo das circunstâncias. Um aparelho (transdutor) será deslizado sobre o abdome do paciente, onde será aplicada uma porção de gel que permitirá a adequada transmissão das ondas sonoras. Dependendo do segmento a ser estudado, o paciente deverá ficar deitado de costas, deitado de lado ou mesmo ter que ficar em pé.

Poderá ser necessário que o médico faça algumas perguntas sobre doenças prévias, medicações em uso, sintomas, exames já realizados, etc.

 

Observações

Ainda que se trate de um exame indolor, não é indicado quando existem queimaduras ou ferimentos extensos no abdome, ou quando da presença de alguma condição que impossibilite ao paciente posicionar-se em decúbito dorsal (deitar de costas).

É importante que os exames anteriores sejam trazidos quando da realização de uma nova ultrassonografia, os quais contribuirão para o estudo comparativo e evolutivo da doença analisada.

Cadastre-se

Assine nossa News Letter e receba nosso jornal e outras informações e atualizações.