Acesse aqui todos os tipos de exames realizados pela Clinica Dopsom

Pélvico

Objetivos

Detectar lesões no útero (miomas, adenomiose, tumores), no endométrio (espessamentos, pólipos), nas trompas (dilatações, tumores, cistos) e nos ovários (cistos, tumores).

Identificar a presença de gestação, avaliar o posicionamento de DIUs, detectar lesões na região pélvica.

 

Preparo

Ingestão de 5 copos de água, 1 hora antes do exame, para adequada repleção da bexiga.

 

Metodologia

O exame dura em média 15 minutos podendo variar. Um aparelho (transdutor) será deslizado sobre a pelve da paciente, que ficará deitada em uma maca. Uma porção de gel será aplicada para permitir adequada transmissão do som.

O médico poderá ter que realizar algumas perguntas sobre medicações em uso, doenças em tratamento, sintomas, exames já realizados, data da última menstruação, etc.

 

Observações

  • A complementação por via endovaginal ou transretal será oferecida somente em casos estritamente necessários para que se possa chegar a um diagnóstico mais preciso.
  • Não será realizada sem a autorização da paciente ou do responsável. A via endovaginal é oferecida unicamente às pacientes que já tiveram relações sexuais. Para as pacientes virgens a via transretal é a indicada.
  • É importante que os exames anteriores sejam trazidos quando da realização de uma nova ultra-sonografia, os quais contribuirão para o estudo comparativo e evolutivo da doença analisada.

Cadastre-se

Assine nossa News Letter e receba nosso jornal e outras informações e atualizações.