Acesse aqui todos os tipos de exames realizados pela Clinica Dopsom

Histerossonografia

Objetivos

Além de detectar lesões no útero (miomas, cistos), nas trompas (dilatações, tumores, cistos) e nos ovários (cistos, tumores), a infusão de solução salina na cavidade uterina permite ótima visualização do interior da cavidade uterina, diagnosticando miomas, pólipos ou aderências.

É muito indicado em casos de esterilidade / infertilidade, hemorragias ou redução do fluxo menstrual.

 

Preparo

Colocar um comprimido de Toragesic 10mg debaixo da língua 1 hora antes do exame;

 

Metodologia

O exame dura em média 30 minutos, o que pode variar dependendo das circunstâncias. A paciente ficará em posição ginecológica, e o médico realizará a antissepsia do colo após a colocação de um especulo vaginal (semelhante ao exame preventivo). Em seguida será introduzida uma fina sonda flexível no colo uterino para a infusão de solução salina. Retira-se o especulo vaginal introduzindo a sonda vaginal revestida com um preservativo descartável protetor.

Poderá ser necessário ao médico realizar algumas perguntas sobre medicações em uso, doenças em tratamento, sintomas, exames já realizados, evoluções de gestações prévias, data da última menstruação, etc.

 

Observações

Este exame é indicado somente para as pacientes que já tiveram relações sexuais.

É possível que ocorra irritação da vagina em pessoas com mucosas mais sensíveis. Caso a paciente seja alérgica a alguma substância deverá avisar o médico. Não há problema quanto à alergias, visto que não são utilizados contrastes iodados, como nas histerosalpingografias;

Este exame é geralmente muito bem tolerado, embora possa causar desconforto e cólicas no momento do exame. Existem algumas contra-indicações, como infecções vaginais e gestação. A pressão do transdutor pode eventualmente causar certo desconforto. Em caso de dúvidas, o médico poderá esclarecê-las.

Pacientes com processos inflamatórios pélvicos podem sentir leve dor durante o exame.

É importante trazer os exames anteriores quando da realização de uma nova ultra-sonografia, os quais contribuirão para o estudo comparativo e evolutivo da doença analisada.

Cadastre-se

Assine nossa News Letter e receba nosso jornal e outras informações e atualizações.